Como anda seu AGNI?

No Ayurveda, o “fogo” digestivo é chamado de AGNI, que nada mais é do que a capacidade de todos os órgãos envolvidos no processo digestivo funcionarem corretamente e de forma coordenada dada uma quantidade apropriada de comida.

Quando AGNI está muito fraco ou muito forte temos problemas de digestão e, consequentemente, não conseguimos digerir 100% do que comemos gerando AMA (resíduos de alimentos não ou mal digeridos ao longo dos anos). AMA é um tipo de saburra, tipo aquela cobertura esbranquiçada que as vezes aparece na língua e o acúmulo no organismo pode agnievoluir para problemas de saúde. Um dos objetivos da Alimentação Ayurveda é deixar este fogo digestivo equilibrado. Veja abaixo como anda seu AGNI:

  • AGNI insuficiente: é como cozinhar alimentos no fogo baixíssimo, demora pra sempre e ainda fica cru, mal digerido. Os sintomas mais comuns são abdômen distendido, gases, digestão lenta, intestino preso, dificuldade em acordar de manhã e pouca transpiração (que seja fora do seu normal). Uma das ações que mais diminuem o fogo digestivo é comer demais (imagine como se estivesse jogando um balde de areia em cima de uma fogueira).
  • AGNI em excesso: é como cozinhar no fogo super alto, a comida queima e a digestão fica ácida demais. Entre os sintomas principais estão o refluxo, azia, sensação de queimação no estômago ou duodeno, suor excessivo e intestino solto. Entre as causas mais comuns estão o excesso de comidas ácidas e fermentadas e ficar longos períodos de tempo passando fome.
  • AGNI maluco: é o cozinheiro louco, fica alternando entre fogo alto e fogo baixo, a mesma comida pode um dia cair bem e no outro mal, intestino ora prende ora solta, pode dar gases, azia, você nunca sabe o que vai acontecer após comer uma refeição!

Equilibrar o fogo digestivo, no entanto, não é tão difícil: comer quantidades moderadas e de acordo com sua constituição. Uma boa DICA PARA EQUILIBRAR AGNI é tomar ANTES DAS REFEIÇÕES 1 colher de chá (dissolvida em um copinho de água morna) do mix em pó contendo:

VATAS: cardamomo, cominho, funcho

PITTAS: cominho, funcho e coentro (em pó não tem gosto de coentro, CALMA)

VATAS: gengibre, pimenta do reino, cominho e feno grego