Sabe aquele costume antigo de dar uma fritadinha no arroz antes de colocar a água? Pois, segundo o ayurveda, o método que nossas bisavós já usavam faz todo o sentido!
Tostar deixa grãos, castanhas e sementes mais leves e de digestão mais fácil. Existem duas formas de tostar: a seco ou com sabor. A seco é a melhor opção para sementes como a gergelim e girassol e para castanhas, amêndoas, nozes e similares. Pode ser na panela ou no forno (esse último dá um gostinho a mais, mas exige alguns minutos extras).
A outra opção é dourar com algo que ajude a soltar o sabor. Minha 1ª opção é sempre ghee (manteiga clarificada pelo método ayurvédico), que apesar de continuar sendo manteiga passa a poder ser aquecida a altas temperaturas sem soltar toxinas, costuma ser bem aceita por quem tem intolerância a lactose e traz vários benefícios medicinais.
Já para os veganos, a idéia é usar algum óleo vegetal (sempre prensado a frio) que não oxide quando aquecido, como por exemplo o óleo de gergelim ou girassol –esqueça o azeite, este só para ser usado ao natural, frio.